Mundo

Líder da contestação na Arménia foi detido

None

O líder da contestação antigovernamental na Arménia, Nikol Pachinian, foi detido, anunciou hoje a Procuradoria-Geral da Arménia, quando continuam pelo décimo dia consecutivo os protestos nesta ex-república soviética do Cáucaso.

Em comunicado, a Procuradoria precisa que o deputado e líder da oposição Nikol Pachinian, assim como dois outros deputados da oposição “foram detidos quando realizavam actos perigosos para a sociedade”.

A polícia arménia tinha anunciado antes ter “retirado à força” Nikol Pachinian de mais uma manifestação da oposição, organizada na capital, Ierevan, após um encontro sem resultados entre o líder da contestação e o primeiro-ministro, Serge Sarkissian, cuja saída é exigida pelos manifestantes.

A Procuradoria considera que Pachinian e dois outros deputados “violaram de modo repetitivo e grosseiro a lei sobre manifestações, organizando desfiles e comícios ilegais e apelando ao bloqueio de estradas e à paralisação do funcionamento dos estabelecimentos públicos”.

Os contestatários acusam o antigo presidente Serge Sarkissian, recentemente nomeado primeiro-ministro com poderes reforçados, de se manter agarrado ao poder.

Como a Constituição proíbe mais de dois mandatos presidenciais, Sarkissian adoptou em 2015 uma reforma controversa que dá o essencial do poder ao primeiro-ministro.

O antigo militar de 63 anos é ainda acusado de nada ter feito para reduzir a pobreza e a corrupção no país com menos de três milhões de habitantes, onde os oligarcas continuam a controlar a economia.