Estrelas de Hollywood solidárias com as vítimas nas redes sociais

20 Set 2017 / 09:14 H.

Estrelas de Hollywood e do mundo do espectáculo nos Estados Unidos manifestaram na terça-feira a sua solidariedade para com a vítimas do sismo no México, que abalou o centro do país e causou mais de duas centenas de mortos.

O balanço de vítimas mortais tem sido sucessivamente actualizado, à medida que as equipas de socorro fazem buscas nos escombros de vários edifícios que ruíram devido ao sismo, registado às 13h14 locais de terça-feira (19h14 em Lisboa).

Figuras mexicanas que triunfaram em Hollywood como Gael García Bernal, Diego Luna ou Guillermo del Toro estiveram entre os famosos mais activos nas redes sociais, publicando mensagens de tristeza e ânimo, assim como ajuda útil para casos de emergência.

“Qualquer pessoa no México que precise de publicar mensagens urgentes pode fazê-lo através da minha conta”, ofereceu o cineasta Guillermo del Toro, que a partir do seu perfil na rede social Twitter, com cerca de 750.000 seguidores, difundiu avisos ou pedidos de ajuda de pessoas afetadas pelo sismo.

“Quando vejo a reacção das pessoas perante estes acontecimentos fico com muita esperança no meu país. Pura solidariedade, amor e compaixão”, escreveu Diego Luna.

A actriz latina Eva Longoria lamentou as “notícias horríveis” que chegavam do México e deu graças a Deus por a sua família estar a salvo: “As minhas orações estão com toda a gente”.

O actor Eugenio Derbez partilhou vários conselhos para casos de emergência após um terramoto, como não sobrecarregar as linhas telefónicas ou não aceder lume para evitar riscos de incêndio devido às fugas de gás, e pediu que se resgatem também os animais afectados pelo sismo.

“Mando o meu amor a toda a gente do México”, disse a estrela norte-americana Ellen DeGeneres.

“Cidade do México amo-te e farei tudo o que puder para ajudar”, disse a actriz Brie Larson, que afirmou no Twitter, após trocar várias mensagens com Gael García Bernal, que vai doar fundos à brigada de resgate Topos Tlatelolco.

O actor Josh Gad escreveu: “Isto é uma loucura. O nível de caos em todo o mundo é surreal. Rezo por todos os afectados”.

A actriz e realizadora Elizabeth Banks também considerou “terríveis” as imagens que chegavam do México e enviou os seus melhores desejos para as vítimas.

“Deus, protege o meu Porto Rico e dá força às pessoas do México”, comentou a cantora e actriz Jennifer López, invocando o sismo no México e o furacão Maria nas Caraíbas.

O ex-marido de Jennifer Lopez, o também cantor Marc Anthony, afirmou que “o poder da oração é imenso” e pediu para que se reze tanto pelo México como por Porto Rico: “Estamos convosco”.

“Minha gente querida do México, antes de mais, quero dizer-lhes que hoje, mais do que nunca, estou convosco na alma e no pensamento”, disse, por sua vez, o músico Ricky Martin, que aproveitou a mensagem para adiar o seu concerto na capital mexicana agendado para esta semana.

Outras figuras do mundo do espetáculo como Britney Spears, Enrique Iglesias, Residente, Shawn Mendes, George Takei, Alyssa Milano, Elijah Wood ou Kerry Washington também demonstraram a sua tristeza e solidariedade para com as vítimas no México.