Mundo

Doação japonesa permite duplicar intervenções às cataratas em hospital angolano

None

O Governo do Japão doou ao Centro Oftalmológico de Benguela, província no litoral centro de Angola, um equipamento para o tratamento de cataratas, que permitirá duplicar as atuais 50 operações diárias, foi hoje noticiado.

Além deste equipamento, uma máquina “CV9000R”, o embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada, anunciou a doação de 100.000 dólares (84,7 mil euros) para a instalação de aparelhos cirúrgicos para o tratamento da catarata.

O embaixador japonês, citado pela agência noticiosa angolana, Angop, disse que o Governo do Japão tem apoiado projetos comunitários em Angola desde 1990, nos setores da educação, saúde, infraestruturas e desminagem, com doações financeiras que já atingiram os nove milhões de dólares (7,6 milhões de euros).

Da parte angolana, o vice-governador da província de Benguela, Gika Morais, expressou a sua satisfação pela doação daquele equipamento, que reforça a capacidade de atendimento do centro, que atende, além de angolanos, cidadãos provenientes de países vizinhos