Universidade da Madeira organiza seminário para capacitar participantes a desenhar e defender teses com o ‘software’ ‘Idea Puzzle’

19 Mai 2017 / 11:19 H.

No próximo dia 24, entre as 14 e as 15 horas, realizar-se-á no Campus da Penteada, o seminário ‘Como desenhar e defender a sua tese com o software Idea Puzzle’, dirigido pelo prof. doutor Ricardo Morais, da Católica Porto Business School.

O seminário é organizado pela Universidade da Madeira, através do Centro de Desenvolvimento Académico, e tem como objectivo principal capacitar os participantes para desenhar, diagnosticar e defender um projecto de investigação em qualquer área de conhecimento com o ‘software’ ‘Idea Puzzle’.

Destinado a estudantes, professores de metodologia e revisores em qualquer área de conhecimento, o seminário vai desenvolver-se em torno de sete temas: Investigação como um sistema de 21 questões; Questões teóricas da sua investigação; Questões metodológicas da sua investigação; Questões empíricas da sua investigação; Questões retóricas da sua investigação; Questões autorais da sua investigação; e Aplicação à investigação dos participantes com o software Idea Puzzle.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até ao dia 22, em http://cda.uma.pt. Depois de realizar a inscrição, e ainda antes do seminário, qualquer registo em www.ideapuzzle.com com um e-mail terminado em ‘uma.pt’ terá acesso gratuito ao software Idea Puzzle.

Sobre a iniciativa

‘Como desenhar e defender a sua tese com o software Idea Puzzle’ conta já com 217 edições e 6048 participantes em 11 países, sendo oferecido anualmente pelo European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM), em Bruxelas, como um seminário de doutoramento interdisciplinar sobre competências de investigação.

O software Idea Puzzle é um software online de desenho de investigação baseado em Filosofia da Ciência que integra teoria, método, dados, retórica e autoria, antecipando as questões principais que um revisor poderá colocar durante um projeto de doutoramento ou mestrado. O software Idea Puzzle coloca 21 questões, ajuda a respondê-las e permite autoavaliar cada resposta. O resultado é um desenho de investigação com cerca de três páginas que inclui uma pontuação total, um mapa visual e as 21 respostas.

Ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Idea Puzzle, numa universidade licenciada, o Santander Universidades oferece anualmente dois prémios de 1.000 euros, um em Portugal e o outro no estrangeiro. O prazo para apresentar as candidaturas é dia 31.