Madeira

“Uma oportunidade de promover mais e melhor saúde, através da educação para a saúde”

None Ver Galeria

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, promoveu nas últimas semanas as primeiras sessões, no âmbito dos ‘Percursos em Literacia – uma saúde próxima’, uma iniciativa de educação para a saúde, que irá percorrer todas as freguesias da Região.

Pedro Ramos esteve já em contacto com a população de Santo António, São Roque e ontem, no Imaculado Coração de Maria, no concelho do Funchal, através da respectivas casas do povo e juntas de freguesia.

Essencialmente compostas por uma população mais idosa, estas sessões que se pretende sejam intergeracionais, têm tido uma grande adesão, sendo uma oportunidade para os utentes colocarem dúvidas sobre o funcionamento do serviço de saúde e fazerem as suas sugestões.

“Sempre acompanhado pelos membros da sua equipa, Pedro Ramos agradece o interesse da população e considera que esta é a melhor forma de estar próximo dos utentes, de sentir as suas preocupações e uma oportunidade de promover mais e melhor saúde, através da educação para a saúde”, refere a tutela em nota à imprensa.

“Enquanto cidadãos temos o direito a estarmos bem informados. Enquanto responsáveis políticos e profissionais de saúde cabe-nos a tarefa de promover a saúde, instruindo e educando mais e melhor para a Saúde de todos. Só um cidadão bem informado poderá estar capacitado para realizar boas escolhas e ser mais responsável”, considera o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, citado pela nota de imprensa.

“Este tem sido o mote desta iniciativa de base comunitária de educação para saúde da Secretaria Regional de Saúde, que visa promover condições para que os cidadãos se tornem mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde de quem deles depende. Este projecto insere-se na cultura de proximidade, que o secretário regional da Saúde tem vindo a promover neste novo ciclo da saúde regional”, conclui a Secretaria da Saúde.