Madeira

Rubina Leal quer ‘Museu da Cidade’ no Palácio de São Pedro

Reinstalação de espólio actual do Museu de História Natural e algum da Estação de Biologia Marítima passaria para o antigo Matadouro

Foto DR
Foto DR

A candidata do PSD-Madeira à Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje a sua intenção, caso vença a corrida autárquica d 1 de Outubro, de criar no actual Museu de História Natural do Funchal, no Palácio de São Pedro, um novo ‘Museu da Cidade’.

Começando por criticar o facto que nada foi feito em termos de requalificação do edifício nos últimos anos, e o que foi feito foi enquanto era vereadora na autarquia, a candidata social-democrata disse que “Funchal merece um Museu da Cidade. O Funchal merece um museu onde conte a todos os funchalenses, a todos os madeirenses, bem como a todos os que nos visitam a nossa História, sobretudo a do Funchal, mas também a da Madeira”, propõe.

Rubina Leal considera, por isso, que o Palácio de São Pedro, edifício do século XVIII, “deverá permanecer um Museu da Cidade, enquanto que o todo o espólio que, neste momento, está alguma parte aqui no Museu de História Natural e outra na Estação de Biologia Marítima (no Lido), deverá ser concentrada num único espaço. Tem mais de 100 mil peças, algumas delas são únicas no mundo e temos de ter um verdadeiro Museu de História Natural”.

Assim, a localização que entende ser a melhor é o antigo Matadouro, um “edifício emblemático da cidade, numa zona que precisa também de requalificação urbanística”, conclui, sendo certo que acredita que o Palácio de São Pedro poderá usufruir de apoios financeiros (do Fundo Social Europeu) para a requalificação entendida como necessária, cujo valor, lembra, andaria à volta de 1,5 milhões de euros.