Madeira

‘Qualificar para a Estiva’

Rubina Leal destaca importância da requalificação

Rubina Leal voltou ao Caniçal, depois de ter marcado presença na cerimónia de abertura (na imagem)
Rubina Leal voltou ao Caniçal, depois de ter marcado presença na cerimónia de abertura (na imagem)

Depois de ter marcado presença, no início de Janeiro, no lançamento dos primeiros cursos do projecto de formação ‘Qualificar Para a Estiva’, Rubina Leal volto hoje ao Centro Social Paroquial do Caniçal, desta feita para assinalar o encerramento dos primeiros dois cursos: Segurança básica (74 horas) e actualização em motores a bordo (40 horas).

Oportunidade para reafirmar que o Governo Regional, através do Instituto de Emprego, “tem apostado muito na requalificação e na formação dos nossos desempregados”, referindo-se às duas centenas de pescadores do Caniçal que estão a frequentar os cursos, 40 dos quais, concluíram agora a formação dos cursos com menor carga horária.

“Temos desde Janeiro 200 pessoas nesta requalificação de pescadores que são, de alguma forma, habilitados e certificados em determinados cursos”, revelou a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, salientando que esta formação “representa um investimento à volta dos 200 mil euros”, mas não acarreta qualquer custo para os formandos. “É gratuita”, destacou.

Projecto de formação que considera ser a resposta mais adequada à realidade da comunidade piscatória do Caniçal, sobretudo no que diz respeito aos pescadores dos atuneiros

“Notamos que mais do que lhes dar algumas competências na procura activa de emprego, é sobretudo necessário requalificarmos e é isso que temos feito”, sublinhou, aludindo ao trabalho sazonal da estiva destes ‘homens do mar’.

Como tal, reforça a importância da requalificação que permitirá exercer “outro tipo de funções e de tarefas nas embarcações”, sendo que um dos cursos agora concluído tem mesmo certificação internacional, o que permite o seu desempenho “em qualquer parte”, concluiu.