Madeira

PS nacional suspende acções de campanha previstas para hoje

None

O PS nacional decidiu suspender todas as ações de campanha previstas para esta sexta-feira, dia para o qual o Governo decretou luto nacional, na sequência das mortes ocorridas pela queda de uma árvore, na Madeira.

“Decretado que está o dia nacional de luto, o Partido Socialista entende que deve suspender todas as ações de campanha previstas em respeito a essas vítimas”, disse à agência Lusa a secretária-geral adjunta do partido.

Ana Catarina Mendes, que falava durante uma visita à Feira Medieval de Silves, no Algarve, sublinhou que a suspensão da campanha “tem a ver com o respeito pelas vítimas do que aconteceu no Funchal” e com o decretar do dia nacional de luto, sexta-feira, que o partido decidiu “respeitar simbolicamente”.

O Governo decretou dia de luto nacional na sexta-feira “pela perda irreparável de vidas humanas” na queda de uma árvore no Largo da Fonte, nas festividades de Nossa Senhora do Monte, na Madeira.

“O Luto Nacional coincide com as cerimónias fúnebres das vítimas do acidente como forma de pesar e solidariedade de todo o país”, é referido num comunicado do Governo divulgado hoje.

Um carvalho de grande porte e com 200 anos abateu terça-feira, Dia da Assunção de Nossa Senhora, também conhecido por Dia de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Região Autónoma da Madeira, no Largo da Fonte, no Monte, sobre várias pessoas que aguardavam pela passagem da procissão, causando 13 mortos e 49 feridos, seis dos quais estão hospitalizados.