Madeira

Programa Juventude Activa procura dar experiência profissional em Câmara de Lobos

População convidada a fazer propostas e contributos para este projecto da autarquia

Foto CMCL
Foto CMCL

O executivo de Câmara de Lobos convida a população do concelho a participar no processo de consulta pública para discussão e recolha de contributos para a elaboração do regulamento municipal que visa criar o Programa Juventude Activa, através do qual é pretendido proporcionar um primeiro contacto com o mundo trabalho através de estágios de curta duração.

A abertura do procedimento de auscultação pública foi aprovado na reunião de Câmara do passado dia 9 de fevereiro, sob proposta da vereadora Verónica Faria, vereadora com o pelouro da juventude. Nesta fase, e pelo período de 10 dias, todos os interessados poderão participar no processo de discussão, formulando propostas e sugestões, as quais serão consideradas no projeto de regulamento que será apresentado posteriormente à apreciação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.

Segundo Verónica Faria, o objetivo da criação do Programa Juventude Ativa é de proporcionar aos jovens, com idades entre os 16 e os 25 anos de idade, experiências iniciais de contacto com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional sedeadas no concelho.

Para além dos serviços municipais, a autarquia já estabeleceu contactos com diferentes entidades de âmbito público e privado, nomeadamente Casas do Povo e Juntas de Freguesias, IPSS, associações sociais, culturais e desportivas, bem como empresas sediadas no concelho, as quais já revelaram disponibilidade para acolher os jovens para uma primeira experiência no mundo do trabalho.

Segundo a vereadora o programa Juventude Ativa potenciará o desenvolvimento pessoal, profissional, social e relacional dos participantes no programa, possibilitando aos jovens um primeiro contacto com o mundo do trabalho e a oportunidade de experimentação em contexto real de trabalho. Para além disso, o programa visa facilitar o desenvolvimento de competências essenciais à vida ativa, nomeadamente aos níveis do saber-fazer e saber-estar, favorecendo nos jovens atitudes ativas face à construção do seu futuro pessoal e profissional.

Todos os interessados em apresentar contributos para a definição dos critérios de atribuição das bolsas de estudo poderão faze-lo por escrito, através de correio ou email, que poderá ser entregue diretamente nos serviços da Divisão de Desenvolvimento Social ou através de email para o endereço: [email protected].