Madeira

PCP exige saneamento básico para o Garachico

Deputado municipal por Câmara de Lobos, Alexandre Fernandes, lembra que há anos que é pedida esta intervenção

None

O PCP esteve hoje no Sítio do Garachico, Câmara de Lobos, numa iniciativa de contacto com as populações, em defesa do direito ao saneamento básico. Foi porta-voz da iniciativa o deputado na Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, Alexandre Fernandes.

“Há vários anos que o PCP tenta junto da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, bem como do Governo Regional, que a população do Sítio do Garachico seja servida por uma rede de saneamento básico, infelizmente sem sucesso”, salienta o deputado municipal. “São inúmeras as iniciativas que realizámos, com abaixo-assinados, com propostas de recomendação quer mobilizando as populações para as reuniões da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, mas esta questão que consideramos de fundamental importância, não tem tido o acolhimento do executivo camarário”.

O representante comunista na Assembleia Municipal garante que “ainda ontem, o Sr. Presidente da Câmara esteve em visita à obra de abertura de um caminho agrícola que foi também uma luta do PCP, na freguesia da Quinta Grande, tendo referido que no mesmo estaria contemplado o saneamento básico, tendo enaltecido a sua importância, a qual subscrevemos”.

Contudo, argumenta, “dizemos que no Garachico, que não é uma localidade diferente daquela que agora se executa um novo arruamento, e onde recentemente foi feita uma importante beneficiação dos arruamentos, podia ter sido aproveitada para instalar o tão desejado saneamento básico”.

Reforça Alexandre Fernandes que “este é um dos factores indicadores do desenvolvimento humano duma região e da sua população”, uma vez que “os ganhos ao nível da qualidade ambiental, bem como ao nível da saúde pública, seriam enormes”.

Conclui, assegurando que “o PCP e as populações irão continuar a lutar para o Garachico possa ter uma rede de saneamento básico”.