Madeira

“O currículo está obeso para uma sociedade que se quer mais leve”

None

A importância do currículo e do trabalho dos professores nas escolas foi hoje motivo de reflexão no auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

Nesta palestra, organizada pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, no âmbito do Ciclo de Conferências em Ciências da Educação, José Carlos Morgado alertou para o facto de haver um “currículo obeso para uma sociedade que se quer cada vez mais leve”, salientando que há aprendizagens que os alunos podem explorar posteriormente.

Para o professor e investigador do Instituto de Educação da Universidade do Minho, “o currículo é o chão’ e, por isso mesmo, acredita que, “a escola tem de adaptar-se a este conjunto de mudanças que obrigam a refazer o pensamento e a forma de estar na sociedade”.

Nesta conferência, subordinada ao tema ‘o impacto das dinâmicas actuais de mudança no currículo e no trabalho dos professores’, José Carlos Morgado salientou também que há um conjunto de conteúdos que podem ser melhorados, de forma a construir “o currículo essencial” .

Disse ainda que a Escola tem que desfazer-se de um conjunto de “gorduras curriculares”, deixando na mão dos professores aquilo que é essencial para que as crianças e jovens consigam depois desenvolver capacidades e competências que lhes permitam acompanhar “este ritmo de mudança que vivemos socialmente”.

O docente acredita que muitas vezes os estudantes não conferem sentido, significado nem utilidade a muitas das aprendizagens que fazem” , considerando fundamental esta “aproximação à utilidade das aprendizagens para integração social”.