Madeira

Novos membros do Governo Regional da Madeira tomam posse amanhã

None

Os três novos membros no XII Governo Regional da Madeira, que surgem da remodelação operada pelo presidente do executivo após as eleições autárquicas, tomam posse na sexta-feira, numa cerimónia que decorre na Assembleia Legislativa do arquipélago.

O governo madeirense passa a ter uma vice-presidência, tutelada por Pedro Calado, que integrou a equipa de Miguel Albuquerque na Câmara Municipal do Funchal, que fica com as pastas das Finanças, da Economia, dos Transportes e com a coordenação política.

Paula Cabaço, que já foi a presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), passa a ser a secretária regional do Turismo, Cultura e Assuntos Europeus.

A secretaria regional dos Equipamentos e Infra-estruturas tem como novo responsável Amílcar Gonçalves, que também desempenhou funções no município do Funchal.

Afastados do anterior executivo foram o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e o titular das pastas dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, que já anunciaram que vão ocupar os respectivos lugares na Assembleia Legislativa da Madeira para os quais foram eleitos.

A outra baixa no governo insular é a do secretário das Finanças e Administração Pública, Rui Gonçalves, que havia pedido para sair do elenco do executivo regional chefiado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

Em termos de transição, permanecem Rita Andrade, com as pastas da Inclusão, Assuntos Sociais e Habitação; Jorge Carvalho, com a área da Educação, Juventude, Desporto, Assuntos Parlamentares e Comunidades, e Humberto Vasconcelos, com as áreas da Agricultura e das Pescas.

Também a secretaria da Saúde continua a ser liderada por Pedro Ramos e a do Ambiente por Susana Prada.

Esta é a quarta alteração efectuada na orgânica do Governo Regional. A secretaria regional da Saúde já teve duas remodelações (Manuel Brito e Faria Nunes) e a da Inclusão Social uma devido à saída de Rubina Leal para concorrer à presidência da Câmara Municipal do Funchal nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

A 12 de outubro, um dia após ter anunciado a remodelação, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, justificou as alterações com a necessidade de “melhorar a eficácia” e fazer face a um “novo ciclo de expansão e crescimento” na Madeira.

“Todos os secretários saíram com cumprimento da sua missão e fizeram um trabalho belíssimo, a quem aproveito para agradecer”, disse o líder regional, argumentando que “esta situação é apenas uma necessidade política de adaptação do governo a uma nova realidade”.

Miguel Albuquerque argumentou ser necessário “adaptar a estrutura organizativa do governo às necessidades da conjuntura”.

Para o líder madeirense, “não vale a pena fazer dramas por causa das eleições autárquicas”, apesar do partido governar agora três dos 11 municípios da Madeira, tendo apoiado o candidato do movimento de cidadãos no concelho de São Vicente.

O governante madeirense ainda rejeitou que a alteração governativa evidencie “fragilidade” do executivo da Madeira, considerando que até “demonstra a dinâmica do Governo, porque é melhor as coisas mudarem para melhor do que não mudarem e a situação entrar em declínio”.

“Agora é ao contrário, nós vamos sempre melhorar e mudando para melhor”, concluiu.