Madeira

Jardim quis dar nome de Cavaco Silva ao aeroporto da Madeira

Revelação foi feita ontem pelo antigo ministro social-democrata José Silva Peneda

None

O antigo ministro José Silva Peneda revelou ontem, no Conversas Cruzadas, da Rádio Renascença, que na década de 80 Alberto João Jardim quis que o aeroporto da Madeira se denominasse “Aeroporto Cavaco Silva’.

“Vou fazer uma confidência: quando fui Secretário de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional tinha a tutela do aeroporto de Santa Catarina, era assim que se chamava o aeroporto da Madeira”, disse o economista. “Foi quando desempenhava esse cargo que se fizeram as obras de ampliação do aeroporto da Madeira, obras financiadas por fundos europeus. O presidente do governo regional (Alberto João Jardim) tratou deste dossier comigo. Um dia confidenciou-me ter grande vontade em que o aeroporto fosse designado de ‘Aeroporto professor Cavaco Silva’. Não teve sorte nenhuma e, quanto a mim, bem. Portanto foi nessa altura que alguém ia emprestar o nome a um baptismo promovido pelo governo regional da Madeira. E, se calhar, nessa altura a opção seria aplaudida pela maioria da população portuguesa porque o professor Cavaco Silva estaria no máximo de popularidade. Mas foi sensato não adoptar a opção”, afirma Silva Peneda.

“Mas era vontade de Alberto João Jardim que quando a obra de ampliação do aeroporto internacional da Madeira estivesse concluída fosse designada Cavaco Silva. Manifestou-o em conversas que comigo manteve. Agora já o posso dizer porque já passou muito tempo, mas se perguntarem ao Dr. Alberto João Jardim ele certamente o confirmará”, afirma o antigo ministro em governos de Cavaco Silva.

No mesmo programa, Luís Aguiar-Conraria reage à revelação de Silva Peneda. “Acho que muitos que nos seguem lá em casa e eram contra esta ideia de dar o nome do aeroporto da Madeira a Cristiano Ronaldo, agora que ficaram a saber que as alternativas seriam Alberto João Jardim ou Cavaco Silva... passaram a ser a favor”, diz o professor de economia da Universidade do Minho.