Madeira

III Colóquio Internacional Insula reúne investigadores nacionais e estrangeiros na Madeira

None

De 8 a 12 de Novembro de 2017, na Universidade da Madeira (UMa), irão decorrer em simultâneo o III Colóquio Internacional INSULA, e a edição de 2017 das Island Cities & Urban Archipelago Conferences, estas últimas dinamizadas pela rede internacional Island Dynamics.

O III Colóquio Internacional INSULA, promovido pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa em parceria com diversas instituições locais, regionais e internacionais (p. ex.: Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Câmara Municipal do Funchal, Island Dynamics, PORTA 33), pretende reunir diversos investigadores nacionais e estrangeiros para abordar o tema ‘Para além de Natureza/ Artifício’.

Entre os oradores convidados estão já confirmadas as presenças de Ida Maria Santos Ferreira Alves, da Universidade Federal Fluminense; Irene Lucília Andrade, Escritora e Artista Plástica; Keller Easterling, da Yale University; Lindsay Bremner, da University of Westminster; May Joseph, do Pratt Institute; Olivia Bina, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e da Chinese University of Hong Kong; e Teresa M. G. Jardim, Artista Plástica e Escritora.

Focando a atenção em espaços, fenómenos, representações, narrativas, discursos e sistemas eco-socioculturais insulares, o III Colóquio Internacional INSULA apresenta-se como lugar de reflexão, onde se procurará discutir o conceito de Natureza(s) na contemporaneidade. Conceito agora entendido no quadro de uma dialética em que o convencionalmente tido como Natural se articula com o convencionalmente entendido como Artificial ou Cultural, resultando, do encontro dessas diferenças, da sua contaminação, da sua amálgama e/ou hibridização, um (conceito de) Natural mais complexo e expandido do que a soma dos dois opostos tradicionais.

Serão acolhidas com interesses propostas de comunicação e/ou de painéis temáticos, enquadrados nas diversas áreas disciplinares das Ciências, das Artes e das Humanidades. Os idiomas oficiais para as comunicações são português, inglês, espanhol e francês.

As propostas de comunicação ou de painel deverão ser enviadas até 30 de maio de 2017, para a coordenação do colóquio ([email protected]), incluindo o título da comunicação ou painel; um resumo até 200 palavras, na língua em que a comunicação seja apresentada e outro em inglês, caso esta não seja a língua adotada pelo autor proponente; e o nome(s) do(s) autor(s) da proposta, endereço eletrónico, afiliação institucional e uma breve nota curricular (até 100 palavras). A Comissão Organizadora do colóquio informará os autores da aceitação de propostas até 31 de julho de 2017.