Madeira

Deputada do PSD Sara Madruga da Costa defende uma avaliação e revisão das custas processuais

Veja dois vídeos das intervenções da deputada da Madeira, na Assembleia da República

As custas processuais estiveram em discussão na Assembleia da República, na tarde de quinta-feira.

O PSD, através da deputada madeirense Sara Madruga da Costa, considerou estarem reunidas, as condições para uma avaliação séria, rigorosa e transparente do Regulamento das Custas Processuais.

Conforme referiu Sara Madruga da Costa na sua intervenção, o PSD pretende que o Governo proceda à avaliação e revisão das custas processuais e que a sua discussão passe pelo parlamento e envolva todos os operadores judiciários.

Para a social-democrata, o grande desafio que se coloca às sociedades modernas é precisamente definir um modelo que permita um acesso mais justo e equitativo à justiça.

“”O retrato da justiça tem vindo a ser feito pelos advogados, magistrados e funcionários judiciais, não somos insensíveis ao valor das custas judiciais, nem somos indiferentes aos critérios restritivos de acesso ao direito, “do tudo ou nada”, que permitem o acesso a alguns e a inacessibilidade a outros”, diz.

“Estamos disponíveis para fazer essa reflexão, de uma forma séria e sem preconceitos, por isso entendemos que limitar a discussão das custas processuais à diminuição do seu valor, para além de ser uma visão redutora é uma oportunidade perdida para repensar todo o modelo””, disse Sara Madruga da Costa.

Para a deputada , “a revisão do Regulamento das Custas Processuais é um degrau de uma escadaria do nosso edifício de Justiça, que começou a ser construída pelo PSD e que tem de ser concluída”. “A revisão do acesso ao direito e um novo regime processual que torne a justiça mais justa, mais célere e mais próxima dos cidadãos, deverão ser os próximos passos desse caminho e é esse o caminho que o PSD quer para Portugal e para os portugueses”, conclui.