Madeira

“Comunidades tornam maior a Madeira”

O Presidente da Assembleia visitou as Comunidades Madeirenses no Canadá onde prestou declarações à imprensa

A visita às comunidades de Toronto e Montreal decorreu entre os dias 7 e 13 de Agosto.
A visita às comunidades de Toronto e Montreal decorreu entre os dias 7 e 13 de Agosto.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Lino Tranquada Gomes deslocou-se ao Canadá, numa visita às Comunidades Madeirenses em Toronto e Montreal, que decorreu de 7 a 13 de Agosto.

Na província de Ontário, foi recebido na Câmara Municipal de Toronto pelo Mayor, John Tory. Durante a sua estadia em Toronto, o Presidente fez-se acompanhar pelo Cônsul-geral de Portugal, Luís Barros. Visitou o Consulado de Portugal, reuniu com o delegado da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E e com outros responsáveis pela promoção de Portugal no estrangeiro e falou para os órgãos de comunicação social portugueses presentes. Tranquada Gomes foi recebido e entrevistado nos estúdios da Rádio Chin (foto 1892), da Rádio CIRV (foto 2074) e da estação televisiva FPTV (foto 2106), onde participou em directo no telejornal, tendo ainda prestado declarações à imprensa escrita de expressão portuguesa.

“No mundo de hoje, que é um mundo cada vez mais global, é necessário estar próximo das nossas comunidades, porque elas mantêm a nossa tradição, a nossa cultura e a nossa história (...) As comunidades tornam maior a Madeira”, sublinhou o Presidente.

Nos muitos contactos estabelecidos em Toronto, o Presidente contou igualmente com a presença do Conselheiro da Diáspora, José Rodrigues, e outros representantes do movimento associativo, inteirando-se das suas preocupações, num contexto de aproximação à Região de origem. Tranquasda Gomes teve ainda tempo para visitar o ‘Canadian Madeira Club’ e o ‘Madeira Park’, onde plantou uma árvore para assinalar a sua passagem na Georgina.

O Presidente da Assembleia deslocou-se depois para a província do Québec, onde foi convidado a presidir às festividades evocativas de Nossa Senhora do Monte na cidade de Montreal, onde a comunidade madeirense mantém a tradição de organizar a festa dedicada à Padroeira da Madeira e das suas comunidades. Tranquada Gomes participou na procissão que percorreu algumas artérias da cidade, bem como na eucaristia, celebrada por um pároco da Diocese do Funchal, e inaugurou uma placa alusiva à sua primeira visita aos madeirenses que residem no Canadá. Na sua intervenção, o Presidente voltou a destacar o orgulho e o reconhecimento que sente pelas nossas Comunidades, “que muito têm contribuído para o desenvolvimento da Região”.

Ainda naquela cidade, reuniu-se com o seu homólogo Jacques Chagnon, Presidente do Parlamento da Província do Québec, convidando-o a visitar oficialmente a Madeira.