Madeira

Autarquia de Câmara de Lobos dá 432 mil euros a 35 instituições

None

A autarquia de Câmara de Lobos assinou hoje os protocolos para atribuição de apoio financeiro às 35 instituições culturais, sociais e desportivas sediadas no concelho ou que nele desenvolvam actividades de relevante interesse público, num montante global de 432 mil euros, que representa um acréscimo de cerca de 1,5%, face ao ano precedente.

Para o corrente ano 2017 foram contempladas 35 instituições, mais três relativamente ao ano precedente, num investimento global de 432.800 euros.

O aumento das verbas a atribuir face ao ano transacto refere-se ao reforço do apoio às casas do povo em 500 euros, passando a receber 3.000 euros anuais para o desenvolvimento das suas actividades. No plano das associações de índole social, de destacar ainda a atribuição, pela primeira vez, de apoio ao Centro da Mãe, no montante de 2.500 euros, pelo apoio que vem prestando à problemática das mães solteiras, em especial na adolescência; bem como à Associação Juvenil de Medicina da Madeira para dinamização de projectos no âmbito da saúde a prestar às populações idosas do concelho, sendo atribuído o valor de 500 euros.

Ao nível da cultura há um aumento de 2.000 euros, sendo que a Associação Império da Ilha passa a integrar, pela primeira vez, a lista das entidades apoiadas pela autarquia.

De registar ainda o aumento do apoio às associações desportivas concelhias decorrente do reforço de financiamento aos escalões de formação e às modalidades amadoras. No total são reservados 150 mil euros do orçamento municipal para as associações desportivas do concelho, sendo que do total do apoio, apenas 11.200 euros destinam-se ao futebol sénior. Para os escalões de formação da modalidade de formação são reservados 59 mil euros, ficando o restante montante afecto à promoção da prática desportiva em geral e das restantes modalidades.

Pedro Coelho referiu que a generalidade das associações apoiadas têm sede no concelho de Câmara de Lobos, sendo que apenas 5 das instituições contemplados com apoio municipal não têm sede no concelho, mas têm vindo a desenvolver um trabalho de reconhecido meritório e valor ao nível do apoio social.

O edil referiu ainda que os apoios concedidos são os possíveis face à actual conjuntura, sendo que os serviços municipais estão a trabalhar na elaboração de um novo regulamento de apoio ao associativismo, estando previsto a introdução de novos critérios de apreciação dos projectos das instituições e dos meios de financiamento, com especial atenção para o caso das instituições que trabalham na área social.

Refira-se que a decisão de atribuição dos apoios às instituições concelhias foi tomada na reunião de Câmara que ocorreu hoje, e contou com os votos favoráveis do executivo municipal do PSD-M e do vereador independente. O vereador do CDS votou favoravelmente a generalidade dos apoios, com excepção do apoio às Casas do Povo e o vereador do PS votou contra o apoio às Casas do Povo e associações desportivos, tendo votado favoravelmente as restantes.