Madeira

A tragédia vista pelo mundo com o DIÁRIO e TSF-Madeira na vanguarda

None Ver Galeria

O Monte esteve nas bocas do mundo e o DIÁRIO e a TSF-Madeira também, mas não pelos melhores motivos. Pela internet são várias as referências à tragédia, ao matutino e à emissora, que de resto foram os primeiros órgãos de comunicação social a noticiar aquilo que ninguém gosta de transmitir. No total são 8930 resultados obtidos no motor de busca Google referentes a estes dois meios.

Acompanhando os desenvolvimentos da jornalista Maria Catarina Nunes, que encontrava-se naquela altrua perto do local onde a árvore caiu, as primeiras imagens recolhidas e as informações avançadas pelo DIÁRIO viajaram desde a Madeira até países como Índia, Tailândia, Zimbabué, França, Estados Unidos da América ou Brasil, nações que puderam saber o que realmente se passava na Região por via dos nossos profissionais.

Nos EUA, por exemplo, o The New York Times enviou esta manhã três alertas na sua aplicação para telemóvel, em que os temas eram os seguintes: Trump, Brexit e... Madeira, o que vai de encontro ao que o Director do DIÁRIO, Ricardo Miguel Oliveira, havia dito no directo para a estação televisiva SIC, em que afirmou que esta “tragédia afecta a imagem da Madeira, porque foram apanhados turistas na queda da árvore”, resultando então em duas vítimas mortais das 13 até agora confirmadas. Um testemunho que pode ver aqui.

Pelas redes sociais chegam também muitas mensagens de apoio às vítimas e a todos aqueles que directa e indirectamente estão ligados ao trágico acidente, havendo já inclusive uma moldura para utilizar nas fotos da rede social Facebook intitulada ‘Em sentimento de luto’, uma corrente solidária que tem vindo a crescer.

Enquanto isso, são muitos os vídeos e imagens que se propagam por todo o planeta e que dão conta da aflição dos milhares que estavam presentes neste certame, que durou 10 dias e finalizava precisamente durante o dia de ontem.

Foram também muitos os destaques dados na imprensa nacional e internacional enquanto o desenrolar dos acontecimentos se sucedia.