Ponta Delgada

Quem não conhece esta freguesia e/ou nunca foi à festa do Senhor Bom Jesus?

A devoção é muito antiga, terá surgido nesta Ilha, com Manuel Afonso de Sanha oriundo de Braga, e que para a sua sesmaria fez transplantar o seu patrono “O Senhor Bom Jesus” para a capela que mandou construir.

A romagem começou no ano de 1755, sendo portanto a romaria mais antiga que se faz entre nós.

Os peregrinos atreviam-se a uma viagem outrora longa, difícil e perigosa, tanto por mar como por terra, tanto era o perigo das serras como o das ondas.

Com a modernização das vias de comunicação terrestres e a construção da via rápida, constituída por túneis e viadutos, tornou-se mais rápido lá chegar, mas agora ainda é mais rápido com a conclusão da via rápida entre São Vicente e Ponta Delgada, ligada apenas por três túneis.

Esta via rápida foi muito desejada pela população local, uma vez que o túnel da Encumeada/Rosário foi aberto ao trânsito há 17 anos e agora se concretiza.Partindo do Funchal, em 30 minutos, chegamos a esta maravilhosa freguesia, aCôrte do Norte.

A população desta freguesia agradece ao Sr. Presidente da Câmara, Sr. Dr. José António Garcêse ao Sr. Dr. Sérgio Marques, pelo seu empenho na concretização desta via expresso.

Faço-lhe um convite:

Visite este paraíso, entrena igreja, observe a pintura do tecto,é uma das sete maravilhas da Madeira, os paroquianos ficam eternamente gratos ao Sr. Padre Paulo Sousapela obra deixada.

Não pode deixar de ir ao camarim, toque no Senhor Jesus,apaziguará a sua alma, acredite na possibilidade de concretização dos seus desejos, “a fé move montanhas”.

Por detrás da igreja, delicie-se com o cheiro da maresia , vindo das águas cristalinas deste mar do norte, os seus pulmões lhe agradecerão.

Vá uns quilómetros mais acimaem direcção à montanha e ao mesmo tempo que vê a freguesia, sentirá o perfume das árvores centenárias, como por ex: barbuzanos, folhados, faias-das-ilhas, incensos, tis, vinháticos e loureiros.

Tenha momentos inesquecíveis.

Teresa Góis