Desporto

Homens-pássaro começam a voar esta sexta-feira na Madeira

None

Entre esta sexta-feira e segunda-feira, decorre nos concelhos de Machico, Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava o primeiro encontro de Base Jump alguma vez realizado na Região. Uma modalidade aérea em grande expansão no mundo, que se reveste de grande espectacularidade. Com efeito trata-se de saltos em fato de asa, tipo morcego, aterrando através de pára-quedas. E também saltos em voo livre, libertando o pára-quedas, com possibilidades dos mais experientes executarem acrobacias em queda livre.

Começa já amanhã, no Porto da Cruz, com os primeiros saltos do cimo da Penha d’Águia previstos para as 10 horas da manhã, e ao fim da tarde no Cabo Girão.

No sábado, na parte da manhã, na zona do Cabo Girão e pelas 15 horas, na ponte da Ribeira de João Gomes, seguindo-se, depois a Ponte dos Socorridos, no concelho do Funchal.

No domingo, caso as condições atmosféricas o permitam, os saltos decorrerão na Penha d’Águia, freguesia do Porto da Cruz a partir das 10h30h

Na segunda-feira, logo no início da manhã o primeiro salto realiza-se no Miradouro da Fajã dos Padres. A partir do meio-dia e às 17 horas, na Fajã dos Padres.

De referir que se realizará também um salto de parapente, cuja modalidade estará presente com alguns pilotos madeirenses.

De aludir que este evento, na sua primeira edição, designado de ‘Mad’AIR’, numa organização da Associação Desportiva do Porto da Cruz, conta com as parcerias da Junta de Freguesia do Porto da Cruz, Governo Regional e Câmaras Municipais de Machico, Funchal, Ribeira Brava e Câmara de Lobos, a Empresa de Cervejas da Madeira, Teleférico Fajã dos Padres e Companhia Engenhos do Norte. Conta com a parceria técnica da JP Kam – duplo de cinema - Profissional Wingsuiter Basejumper, e Peter Bloker, responsável pela Verticalo Adventure (Escola de Montanha, Ski e Parapente, sedeado na Holanda.

Participam nesta actividade 17 desportistas de alguns países da Europa e Japão.