Desporto

CF Carvalheiro promove campanha anti-tabágica

Na sua página oficial no Facebook, o clube difundiu uma fotografia dos seus jovens atletas acompanhada do slogan “Apaixona-te pela vida... Não fumes!”
Na sua página oficial no Facebook, o clube difundiu uma fotografia dos seus jovens atletas acompanhada do slogan “Apaixona-te pela vida... Não fumes!”

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Não Fumador, o CF Carvalheiro vai promover uma acção de sensibilização junto das diversas equipas de formação do clube, ministrada pelos próprios treinadores junto dos seus atletas. O clube associou-se à Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão e está também a incentivar alguns dos seus praticantes a serem ‘embaixadores’ desta causa, assumindo-se como porta vozes do não tabagismo junto das suas escolas e círculo de amigos.

Como explica um comunicado do clube, “o objectivo da intervenção dos treinadores do CF Carvalheiro junto dos seus atletas será o de sensibilizar os mesmos para os malefícios do tabagismo e para a importância da promoção de estilos de vida saudável”. Nesse sentido, o clube distribuiu pelos seus técnicos um manual de informações que foram prestadas pela Pulmonale, da autoria de José Oliveira, psicólogo com pós-graduação em intervenção no tabagismo e que coordena a área de psicologia daquela IPSS.

O CF Carvalheiro pretende também “desmistificar”, junto dos atletas mais jovens, a ideia de que fumar concede estatuto social, enfatizando a a expressão de que “não fumar é fixe”. Na sua página oficial no Facebook, o clube difundiu inclusivamente, uma fotografia dos seus jovens atletas acompanhada do slogan “Apaixona-te pela vida... Não fumes!”

Na sede social do CF Carvalheiro (onde se inclui o Centro de Convívio que será hoje inaugurada) passará, ainda, a ser “expressamente proibido fumar”, fora de uma área exterior delimitada para o efeito.