5 Sentidos

‘Noite Europeia dos Museus’ assinalada em três espaços na Madeira

None

Os espaços museológicos tutelados pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, nomeadamente o Museu Quinta das Cruzes, o MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira e o Universo de Memórias, associam-se uma vez mais às comemorações da ‘Noite Europeia dos Museus’, uma iniciativa criada pelo Ministério Francês da Cultura e Comunicação, e que se celebra amanhã.

Num horário de funcionamento nocturno e com entradas gratuitas, estão previstas várias actividades em cada um dos três espaços.

O Centro Cívico e Cultural Universo de Memórias associa-se a esta comemoração abrindo portas gratuitamente das 18 horas até à meia-noite. Para esta noite, estão previstas visitas guiadas à exposição permanente, de 15 em 15 minutos, sendo a primeira às 18 horas e a última à meia-noite. As visitas serão feitas em português e inglês, com a duração de 30 minutos cada. Já pelas 19h30, os visitantes podem assistir à actuação dos alunos da GIG – Escola de Música.

O Museu Quinta das Cruzes funcionará no horário normal de sábado, reabrindo depois entre as 19 horas e a meia-noite, altura em que as entradas serão gratuitas.

A noite será sobretudo de música com um concerto do grupo Medio Atlântico que, a partir das 19h15, nos jardins do museu, realiza uma actuação de homenagem aos 90 anos do nascimento do compositor brasileiro António Carlos Jobim. A partir das 20h10 o grupo Black & White Dixieland Jazz Band realiza um concerto também nos jardins do museu. Finalmente, a partir das 22 horas, haverá uma sessão musical com os Orquestrofone. Além dos momentos musicais, estão previstas duas visitas guiadas, entre as 21 e as 22 horas e das 22h30 à meia-noite.

O MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira também celebra a ‘Noite Europeia dos Museus’, sendo que o espaço abre amanhã em horário alargado, entre as 14 e as 22 horas, com entradas gratuitas a partir das 18 horas.

Às 15 horas existirá uma oficina criativa de desenho a cargo do Serviço Educativo, actividade orientada especificamente para pais e filhos. Pelas 17 horas haverá uma visita orientada e a partir das 19h30, um concerto do bandolinista Norberto Cruz. Esta actuação ocorrerá no circuito expositivo principal do museu e procura estabelecer um diálogo com o acervo da instituição, apresentando um repertório contemporâneo e de caris experimental.

Pelas 21 horas realiza-se a estreia do espectáculo de dança contemporânea ‘Rien de Rien’, pelo grupo Incorporarte, projecto da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, numa parceria com a Câmara Municipal da Calheta e com o MUDAS.