5 Sentidos

Filme ‘Verão Danado’ de Pedro Cabeleira estreia a 30 de Novembro

None

O filme ‘Verão Danado’, primeira longa-metragem de Pedro Cabeleira, vai estrear-se em Lisboa e no Porto a 30 de novembro, seguindo depois em itinerância por outras cidades portuguesas, foi hoje anunciado.

A antestreia do filme está marcada para o Lisbon & Sintra Film Festival, onde integra a competição internacional.

Depois de Lisboa e do Porto, o filme será exibido em Coimbra, Braga, Setúbal e Figueira da Foz, sendo anunciadas depois mais cidades.

“Verão danado” foi exibido pela primeira vez em agosto no Festival de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa.

Pedro Cabeleira, que assina a direção e o argumento, iniciou o processo do filme aos 21 anos, quando terminou o curso de realização na Escola Superior de Teatro e Cinema.

“O filme foi feito com pessoal da nossa idade, que tinha acabado a escola. Houve essa energia que foi contagiante entre uns e outros, principalmente entre os atores. Faziam 20 papéis no filme. Houve esta luta que não foi só minha. Foi uma luta de muita gente para que isto acontecesse”, contou o realizador à agência Lusa quando o filme passou em Locarno.

O fio condutor é a personagem Chico (o ator Pedro Marujo), um jovem licenciado em Filosofia que parte para Lisboa à procura de trabalho e divaga com amigos e desconhecidos, entre excessos de festas e drogas.

Sobre a personagem e sobre o espírito do filme, Pedro Cabeleira fala em intensidade, espontaneidade e sinceridade em retratar um tempo e rejeita qualquer pretensão de traçar “um retrato geracional”.

“O meu objetivo acima de tudo era, pessoalmente, tentar encontrar uma espécie de reconciliação com o pessoal da minha idade, que se reconciliassem com o cinema português. Até pessoal que não seja cinéfilo e vá de repente descobrir um filme de um puto novo, que é da idade deles, e que está a fazer uma coisa sobre eles, de certa maneira”, resumiu.