5 Sentidos

Estação de Biologia Marinha volta a abrir portas no sábado

No sábado haverão visitas guiadas à Estação, entre as 20h e 22h30.
No sábado haverão visitas guiadas à Estação, entre as 20h e 22h30.

Há 10 anos que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as suas portas ao público uma noite, por mês, durante o Verão, com o intuito de mostrar o que se faz naquele laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

A Noite Aberta de sábado, dia 23 de Setembro contará com a intervenção de Antonina Santos (do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera e coordenadora do projecto Gelavista), pelas 21 horas, paralelamente às visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal, entre as 20h e 22h30.

O GelAvista é o programa de ciência cidadã do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), responsável pela monitorização de organismos gelatinosos na costa Portuguesa.

Um programa que pretende envolver a população em geral para a recolha de informação sobre o avistamento de organismos de aspecto gelatinoso nas praias, marinas, em actividades de mergulho ou náuticas, ou ainda desde embarcações.

Foi também recentemente lançada a aplicação GelAvista para telemóvel e tablet, que pode ser descarregada na playstore. Uma ferramenta que visa facilitar o envio de avistamentos de organismos gelatinosos a todos os observadores GelAvista.

Após um ano e meio de existência, mais de 110 observadores voluntários comunicaram cerca de 530 avistamentos ao longo de toda a costa portuguesa, como também nos Açores e Madeira e devido ao interesse mostrado em relação a avistamentos em todo o território português, não cingindo a área apenas ao território continental, oficializa-se assim a extensão do programa à Madeira.

A nível regional as responsáveis serão Sofia Vieira, dos Assuntos do Mar da Direcção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente e Mafalda Freitas da Estação de Biologia Marinha do Funchal.