5 Sentidos

Diogo Goes integra quatro exposições da 2.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia

Trabalhos de Diogo Goes que estarão na Bienal de Arte de Gaia. Foto DR
Trabalhos de Diogo Goes que estarão na Bienal de Arte de Gaia. Foto DR

O artista plástico madeirense Diogo Goes torna a ser convidado a integrar 4 exposições coletivas internacionais, com artistas convidados, no âmbito da 2ª Bienal Internacional de Arte de Gaia 2017 ­ Artistas Convidados. Os trabalhos selecionados, no domínio da pintura, estarão expostos para além de Vila Nova de Gaia, também no Pólo do Desporto, em Gondomar e nos pólos da bienal, em Viana do Castelo e na cidade de Barcelos.

Dos trabalhos do autor, a apresentar nas exposições, de destacar os de médio formato, intitulados de: “Borquilha” e “Goya+Bosch+Goes: Porque no puedes?”, ambos a acrílico sobre cartão, a expor em Viana do Castelo e Barcelos, respetivamente. E, “Momy, I go to New York” e “A Franga espreita o Burro, de Fernando Pessoa”, acrílicos sobre tela de algodão e madeira, a expor em Gaia e Gondomar, respetivamente. Acrescenta-se ainda, outro trabalho do autor intitulado “S/título ou Vista sobre Gaia” – desenho, que também estará representado em catálogo.

Refira-se que o jovem madeirense Diogo Goes, foi Artista Convidado da 1ª Bienal de Arte de Gaia (em 2015) e do Projeto “Onda Bienal de Gaia” (2015-2016), onde ao longo destes dois anos, participou em sete grandes exposições, em espaços como a Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto; no Fórum Cultural da Fundação da Bienal de Cerveira; no Auditório Municipal de Gondomar; no Mercado Municipal de Gaia, entre outros.

Diogo Goes, antigo aluno da Escola da APEL, é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Viveu e Trabalhou no Porto, como formador e consultor cultural. Reside atualmente em São Gonçalo, Funchal. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e integrou mais de cento e vinte exposições coletivas, em todo o país e estrangeiro. Das participações internacionais, de destacar a Representação Portuguesa na “Bienal de Milão 2015 – Mediterrânea 17”, em 2015 nas cidades de Génova e Milão (ITÁLIA) e em 2013, na “VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP” em Salvador da Bahia (BRASIL). Integrou também o Ciclo de Exposições “Comemorações do Ano das Artes Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal 2012/2013”, em São Paulo (BRASIL).

A Bienal Internacional de Arte de Gaia é uma organização da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural CRL, realizada em Parceria e com o Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. A direção artística da Bienal está a cargo do artista plástico e curador Agostinho Santos, Presidente da Direção da Cooperativa Artistas de Gaia.

Nesta que será a 2ª edição da Bienal de Arte de Gaia, a organização revela a envolência de 500 artistas, entre concorrentes ao Concurso e Artistas Convidados, de 11 países e mais de 1500 obras, com distintas áreas de expressão artística, nos domínios do desenho, da pintura, da escultura, fotografia, instalação, entre outros. O cariz temático desta Bienal, apela à reflexão sobre as causas sociais, do combate à pobreza, à defesa das minorias, sendo temas transversais a toda a programação.

São já conhecidos os “padrinhos” desta 2ª Bienal de Arte de Gaia: o Maestro Rui Massena, Miguel Guedes e a jovem pianista Rafaela Oliveira, participante no concurso televisivo “Got Talent Portugal”. Refira-se que na edição anterior, em 2015, foram “padrinhos” o músico Pedro Abrunhosa e o escritor Valter Hugo Mãe.

O Complexo Empresarial da FECOPOR - antiga Fábrica Coats & Clark, o Convento do Corpus Christi, e a Biblioteca Municipal de Gaia irão acolher a maioria das 32 exposições programadas para este evento. A Bienal estará ainda em itinerância, por mais oito concelhos do norte do país. O evento decorrerá de 8 de Julho a 15 de Setembro.