País

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo em Cinfães

FOTO Lusa
FOTO Lusa

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09 horas de hoje o incêndio na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu à Lusa.

A mesma fonte adiantou que às 09 horas estavam no local do incêndio 158 operacionais, com o apoio de 46 veículos e três meios aéreos.

“O fogo tem uma frente activa numa zona de pinhal e está longe de habitações”, indicou a fonte do CDOS.

O fogo deflagrou na localidade de Paradela, freguesia de Nespereira, no concelho de Cinfães, às 17h06 de quinta-feira.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) decretou o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal, devido ao risco agravado de incêndios provocado pelo calor esperado nos próximos dias.

Os 10 distritos são Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Em conferência de imprensa realizada na sede da ANEPC, em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, a segundo comandante Patrícia Gaspar alertou para um “cenário sério e complexo” que se irá verificar nas próximas 48 horas devido às condições meteorológicas, o qual pode potenciar a ocorrência de incêndios florestais.

Também o Governo decidiu declarar a situação de alerta em Portugal continental entre as 00h01 de sexta-feira e as 23h59 de sábado, devido ao “agravamento do risco de incêndio” decorrente do estado do tempo.

Com esta situação de alerta passam a estar em vigor “medidas bastante restritivas relativamente ao uso do fogo”.