País

Sindicato dos Jornalistas pede audiência a Mário Centeno sobre precários da RTP

None

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu uma audiência ao ministro das Finanças, face à ausência de esclarecimentos sobre o atraso na conclusão do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) na RTP.

Em comunicado, o SJ explica que há três semanas exigiu esclarecimentos a Mário Centeno em relação à homologação dos processos de cinco jornalistas que todos os dias trabalham na Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e que correspondem a necessidades permanentes.

Face à ausência de esclarecimentos e explicações por parte do ministro das Finanças, o SJ fez saber que decidiu avançar com um pedido de audiência, para expor a situação destes trabalhadores e saber o porquê de a homologação dos seus processos ainda não ter acontecido, uma vez que já receberam luz verde dos Ministérios do Trabalho e da Cultura.

Em causa está PREVPAP, criado pelo Governo de António Costa, que visa a regularização de vínculos precários na administração pública e o qual estava previsto ter terminado em 31 de maio de 2018.