País

Novo sismo registado no Faial na madrugada de hoje

None

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na madrugada de hoje na ilha do Faial, numa zona que desde o início de Novembro tem registado um aumento da actividade sísmica.

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), às 03h15 (hora de Lisboa) foi registado um evento com magnitude 3,1 (Richter) e epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, ilha do Faial.

Segundo a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia do Capelo (concelho de Horta, ilha do Faial).

O CIVISA diz que continua a acompanhar o evoluir da situação e emitirá novos comunicados caso necessário.

Este foi pelo menos o terceiro sismo sentido na mesma zona em dois dias. No sábado, foram registados dois abalos na ilha açoriana do Faial, um de madrugada (3,2 na escala de Richter) e outro à tarde (3,5).

Desde o dia 03 de Novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da actividade sísmica.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).