Mike Pompeo antecipa visita a Lisboa e chega hoje a Portugal

Lisboa /
04 Dez 2019 / 14:26 H.

O secretário de Estado dos Estados Unidos antecipou uma visita a Lisboa, inicialmente prevista para sexta-feira, onde chega hoje para ter um encontro com o primeiro-ministro de Israel e manter contactos com o Governo português, segundo o Departamento de Estado.

A alteração do calendário da deslocação de Mike Pompeo à capital portuguesa foi confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano na sua página oficial Internet.

Após marcar presença na cimeira de líderes de dois dias da NATO, que termina hoje em Londres, o chefe da diplomacia norte-americana “irá viajar para Lisboa, Portugal, de 4 [hoje] a 5 [quinta-feira] de Dezembro, onde irá encontrar-se com o primeiro-ministro português, António Costa, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva”, refere a informação disponibilizada pelo Departamento de Estado.

“Os líderes irão reafirmar a sólida relação Estados Unidos (EUA)-Portugal e irão discutir a cooperação norte-americana e portuguesa numa ampla variedade de interesses”, indica a mesma fonte.

Estes encontros com o primeiro-ministro português, António Costa, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, deverão acontecer na quinta-feira.

O Departamento de Estado confirma também que Mike Pompeo irá encontrar-se em Lisboa com o primeiro-ministro de Israel em funções, Benjamin Netanyahu.

O encontro do chefe da diplomacia norte-americana com Benjamin Netanyahu está previsto para hoje à noite.

Após a passagem por Portugal, o chefe da diplomacia norte-americana segue, ainda na quinta-feira, para Marrocos.

Inicialmente, a diplomacia norte-americana tinha anunciado, a 27 de Novembro, que Mike Pompeo estaria em Lisboa na sexta-feira (dia 6 de Dezembro), após passagem pelo Reino Unido e por Marrocos.