Atenção ao risco muito elevado de exposição aos raios UV

Portugal, incluindo as ilhas, apresenta hoje um índice muito elevado de radiação, com excepção do distrito de Viana do Castelo, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O distrito nortenho de Viana do Castelo está com risco elevado.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Hoje, o IPMA mantém ainda dois distritos com aviso vermelho devido ao calor: Castelo Branco e Portalegre.
Além dos vermelhos, mais 12 distritos estão com aviso laranja ou amarelo, devido à persistência de temperaturas elevadas.
As temperaturas vão chegar aos 26º Celsius em Ponta Delgada, 29º no Funchal e 32º em Lisboa. Évora será a cidade com a temperatura mais elevada, 42º.
De referir ainda que IPMA prevê para hoje, para Portugal continental, uma descida acentuada de temperatura no litoral oeste, embora o tempo se mantenha tempo quente no interior.