Mundo

“Vamos com tudo, com mais força e determinação!”

None

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, usou o Twitter para dizer que a “Operação Liberdade” continua neste dia 1 de Maio, apelando à mobilização popular.

“Amanhã continuamos com a execução da #OperaçãoLiberdade. Começamos a fase final e estaremos de forma sustentada nas ruas até conseguirmos a cessação da usurpação. Vamos com tudo, com mais força e determinação!”, escreveu o líder venezuelano, acrescentando que a através da página da Presidência seriam divulgados os pontos de concentração do movimento.

Juan Guaidó desencadeou durante a madrugada de terça-feira (30 de Abril) um acto de força contra o regime do Presidente Nicolás Maduro em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular.

O regime ripostou considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado. Não houve, durante o dia, progressos na situação, que continua dominada pelo regime.

Apesar de Guaidó ter afirmado ao longo do dia que tinha os militares do seu lado, nenhuma unidade militar aderiu à iniciativa nem se confirmou qualquer deserção de altas patentes militares fiéis a Nicolás Maduro.

De acordo com uma organização-não governamental (ONG) venezuelana uma pessoa morreu e pelo menos 95 ficaram feridas durante os protestos.