Mundo

Tempestade tropical Dorian ganha força e ameaça tornar-se furacão nas Caraíbas

Foto NHC
Foto NHC

A tempestade tropical Dorian fortaleceu-se nas últimas horas e segue a sua trajetória até ao Atlântico oeste, o que a situa na próxima semana como furacão nas Caraíbas, informou este domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos da América.

De acordo com o boletim das 17h00, hora local (22h00 em Lisboa), o NHC dos EUA indicava que a tempestade apresentava ventos de 85 quilómetros/hora e encontra-se a 605 quilómetros a este-sudoeste de Barbados e a 780 quilómetros da este-sudoeste de Santa Lucía.

Dorian desloca-se a cerca de 22 quilómetros/hora para oeste, movimento que se prevê que mantenha durante o dia de hoje.

Para segunda-feira, os meteorologistas apontam para uma viragem para oeste-noroeste, o que a acontecer irá afetar Porto Rico e República Dominicana na próxima quinta-feira.

“Espera-se um fortalecimento adicional durante os próximos dias e Doriam poderá atingir a força de furacão - 120 quilómetros hora - na terça-feira no mar do Caribe oriental”, refere o boletim.

Atualmente, os ventos com força de tempestade tropical, que significa superiores a 63 quilómetros/hora, estende-se até 55 quilómetros, desde o seu centro.

As autoridades de Barbados, Santa Lucía, San Vincente Y Granadinas, Martinica e Granada emitiram diferentes alertas sobre o percurso de Dorian nos próximos dias.

Outro fenómeno meteorológico que está a preocupar o NHC está situado à frente da costa sudoeste dos Estados Unidos e tem 80% de probabilidades de se converter, nos próximos dias, numa nova depressão tropical.

Desde que arrancou a temporada de furacões, que começou em junho, já se registaram três tempestades tropicais, Chantal, Andrea e Barry, que se converteu num furacão em julho pouco antes de chegar a terra no Lousiana (EUA), provocando vários prejuízos materiais, mas sem nenhuma vítima mortal direta.

Na lista de 2019 (elaboradas até 2024) que se segue ao Dorian estão Erin, Fernand, Gabrielle, Humberto, Imelda, Jerry, Karen, Lorenzo, Melissa, Nestor, Olga, Pablo, Rebekah, Sebastien, Tanya, Van e Wendy.