Mundo

Quase 5.200 mortos em 757 atentados ‘jihadistas’ no 1.º semestre de 2019

None

Quase 5.200 pessoas morreram nos 757 atentados ‘jihadistas’ ocorridos nos primeiros seis meses de 2019 em todo o mundo, indica um relatório do Observatório Internacional de Estudos sobre Terrorismo (OIET) divulgado hoje.

O relatório semestral, divulgado pela organização basca Coletivo de Vítimas do Terrorismo, conclui que o número de ações terroristas mantém uma tendência semelhante à do ano passado e aponta o Afeganistão como o país com maior atividade ‘jihadista’, com 180 atentados que causaram 1.408 mortos.

Segue-se o Iraque, com 130 atentados, que, segundo o OIET, “se consolida como o cenário ideal para mostrar o regresso do (grupo extremista) Daesh (acrónimo árabe para Estado Islâmico) à estratégia insurgente”.

O Observatório indica ainda que na Síria a atividade ‘jihadista’ aumentou cinco pontos percentuais em relação a 2018.

De acordo com o relatório, os cinco países com maior número de vítimas (Afeganistão, Síria, Nigéria, Iraque e Sri Lanka) contam com 67,3% do total dos 5.199 mortos.

O grupo Estado Islâmico foi o que cometeu mais atentados no primeiro semestre deste ano (208 em 24 países), seguido dos talibãs, com 201 ataques sobretudo contra alvos policiais e militares.

Na Europa os atentados continuam a diminuir, numa tendência que se iniciou o ano passado, após um período de três anos durante o qual o número de ataques atingiu níveis sem precedentes, indica o relatório, adiantando que nos primeiros seis meses de 2019 ocorreram apenas duas ações que poderão atribuir-se a radicais da ideologia salafista.

O OIET assinala, no entanto, que a probabilidade de um ataque terrorista na Europa é alta, tendo em conta que os já realizados mostram que não são precisos grandes conhecimentos, mas também o possível regresso dos combatentes estrangeiros do Estado Islâmico aos seus países.