Mundo

Projecto europeu desenvolve programa de formação ‘e-learning’ em feridas crónicas

Foto Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Foto Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Investigadores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participam num projeto europeu para desenvolver um programa de formação ‘e-learning’ e simulação em feridas crónicas, anunciou ontem o estabelecimento de ensino.

Investigadores da ESEnfC estão a participar num “projeto europeu que visa criar um programa de formação e-learning, que irá permitir abordar de forma mais atrativa e eficiente o ensino-aprendizagem da temática da ferida crónica, tendo também por base a simulação”, afirma a Escola, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O projeto, denominado ‘CPU: Care of pressure and venous ulcers in simulation environment’ (Cuidar de úlceras de pressão e de úlceras venosas em ambiente de simulação), é liderado pela Tallinna Tervishoiu Kõrgkool, da Estónia, e conta ainda com a participação de instituições de ensino superior da Finlândia (Turku University of Applied Sciences), da Hungria (Semmelweis Egyetem) e da Turquia (Istanbul University).

Decorrendo entre setembro de 2018 e agosto de 2021, o projeto deverá resultar num curso ‘online’ de ‘e-learning’, que “abordará as opções para a prevenção de feridas crónicas, as respetivas causas, a avaliação e os cuidados a ter com as úlceras venosas e de pressão”, adianta a ESEnfC.

“O programa de aprendizagem à distância a construir será baseado nos resultados mais recentes da investigação científica realizada nesta área, bem como na experiência prática dos investigadores e docentes envolvidos no projeto”, acrescenta.

De acordo com as instituições parceiras no projeto, “o uso de tecnologias digitais e animações torna o curso inovador, aprimora as pedagogias e favorece a aquisição de novos conhecimentos e habilidades”, refere ainda a ESEnfC.

O estudo é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Erasmus+ (ação-chave Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas. Parcerias Estratégicas para o Ensino Superior).

Pela ESEnfC, o projeto conta com a participação dos professores Luís Paiva e Verónica Coutinho e dos estudantes de licenciatura Márcia Silva Coelho e Rafael Ferreira Ramalho.

O ‘Care of pressure and venous ulcers in simulation environment’ está inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, “centro de pesquisa acolhido pela ESEnfC, que é avaliado, acreditado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia”.