Mundo

Governo britânico pretende suspender parlamento na próxima semana até 14 de Outubro

None

O governo britânico pretende suspender o parlamento durante três dias na próxima semana para encerrar a sessão legislativa e apresentar um novo programa político a 14 de outubro, noticiou hoje a BBC.

Os trabalhos deverão ser suspensos na terça-feira, 08 de outubro, sendo que na sexta-feira o parlamento normalmente não funciona para permitir aos deputados a deslocação aos respetivos círculos eleitorais.

Em setembro, o Supremo Tribunal considerou “ilegal, nula e sem efeito” a suspensão do parlamento por cinco semanas, alegando que o objetivo era impedir que o parlamento cumprisse o papel de escrutinar o governo, o que levou à reabertura duas semanas depois do início.

Segundo a imprensa britânica, o primeiro-ministro, Boris Johnson, telefonou depois à rainha Isabel II, que autorizou a suspensão a conselho do governo, e apresentou desculpas pelo sucedido.

Uma suspensão por poucos dias é mais normal e semelhante aos períodos cumpridos em anos anteriores, pelo que não deverá ser questionada.

Faz parte do protocolo que inclui a deslocação da monarca ao Parlamento para fazer um discurso, no qual apresenta as propostas legislativas do governo.

É tradicionalmente cumprido todos os anos, mas não aconteceu em 2018 por opção do anterior governo de Theresa May devido ao processo do ‘Brexit’, pelo que a atual sessão já ultrapassa os 350 dias, a mais longa em perto de 400 anos.