Mundo

EUA estão “muito chateados” com compra de armas russas pela Turquia

None

O conselheiro de Segurança Nacional norte-americano admitiu esta noite estar “muito chateado” com a compra de armas russas pela Turquia, antecipando que esse será um dos assuntos, na quarta-feira, da reunião entre os presidentes dos dois países.

“Estamos muito chateados com isso”, respondeu Robert O’Brien quando questionado sobre a compra, durante uma entrevista ao programa “Face the Nation” da rede CBS.

O’Brien disse que, se a Turquia não se livrar do sistema de mísseis russo S-400, “provavelmente haverá sanções”.

Em 29 de outubro, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, com apoio bipartidário, mais sanções contra o Governo turco e as suas Forças Armadas pela ofensiva realizada no nordeste da Síria no início de outubro.

Se for aprovada pelo Senado e posteriormente ratificada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, a medida sancionará os funcionários envolvidos na ofensiva turca e os bancos associados à Defesa do país até Ancara terminar as operações militares na Síria.

Além disso, o projeto ordena à Casa Branca a imposição de sanções adicionais à Turquia pela compra de sistemas de mísseis S-400 fabricados na Rússia e proíbe a exportação de armas dos EUA para o exército turco.

“As sanções da [chamada lei] CAATSA passarão no Congresso com uma esmagadora maioria bipartidária e a Turquia sentirá o impacto dessas sanções”, afirmou O’Brien.

A lei CAATSA (sigla em inglês para ‘Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act’) foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em julho de 2017 com o objetivo de impor sanções à Rússia, Irão e Coreia do Norte.

“Nós deixámos muito claro ao Presidente [turco] Erdogan. Não há lugar na NATO para o S-400. Não há lugar na NATO para compras militares russas significativas. Esta é uma mensagem que o presidente afirmará muito claramente quando estiver aqui em Washington”, acrescentou o conselheiro de Segurança Nacional.

Em 06 de novembro, Donald Trump anunciou que receberá o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na quarta-feira na Casa Branca.

A visita ocorre logo após o encerramento de um novo capítulo de tensões entre Ancara e Washington, após a entrada de tropas turcas no norte da Síria contra os curdos.

Trump anunciou sanções económicas contra a Turquia pela ofensiva no nordeste da Síria em meados de outubro e disse que “acabaria com a economia turca” se os curdos, aliados tradicionais dos EUA, fossem afetados.

Poucos dias depois, no entanto, o presidente ordenou o levantamento das sanções impostas contra três ministros turcos, após chegar a um acordo em que a Turquia declarou um cessar-fogo permanente e a criação de uma “zona de segurança” na fronteira turco-síria.