Madeira

Vice-presidência apresentará queixa à PJ do ciberataque ao ‘site’ do Governo Regional

FOTO Shutterstock
FOTO Shutterstock

A vice-presidência do Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional do Património e Informática (DRPI), confirma, numa nota dirigida à imprensa, que o portal madeira.gov.pt, foi alvo de um ciberataque “na forma de acesso ilegítimo e sabotagem, resultando na publicação de conteúdos não autorizados e impedindo a utilização dos serviços digitais acessíveis por esta via”.

O executivo realça que “tudo indica que esta situação não foi dirigida, mas integra, sim, um ciberataque alargado, tendo como alvo diversos sites governamentais de Portugal e de vários países do mundo”, conforme já havia avançado o DIÁRIO.

A situação foi detectada pelas 15h05 de hoje, tendo os serviços técnicos da DRPI iniciado os procedimentos de investigação técnica e preservação de prova forense, bem como a recuperação do normal funcionamento do portal.

A DRPI já deu conhecimento do ataque ao Centro Nacional de Cibersegurança e irá formalizar queixa junto da Polícia Judiciária.

“Neste momento não existem indicadores de que outros sistemas ou serviços da Administração Pública Regional tenham sido afectados, tendo sido adoptadas medidas adicionais de monitorização, com o objectivo de prevenir e minimizar o impacto nos funcionários, cidadãos e organizações que utilizam os serviços digitais do Governo Regional”, acrescenta a mesma nota.