Madeira

SESARAM promove Curso “Anafilaxia - Abordagem Integral do Enfermeiro”

None

O Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM) recebeu esta terça-feira mais uma Simulação de Alta-fidelidade sobre “Anafilaxia - Abordagem Integral do Enfermeiro” dirigida aos enfermeiros dos Centros de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

Esta atividade surge na sequência das sessões teóricas realizadas nos Centros de Saúde da RAM, ministradas pela equipa de Enfermeiros do Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM). Até à data, foram realizadas cerca de 20 sessões teóricas em 10 Centros de Saúde, localizados nos concelhos do Funchal, São Vicente, Câmara de Lobos, Santana, Santa Cruz, Machico e Porto Santo.

Com a dinamização destas ações pretende-se promover uma maior capacitação dos enfermeiros dos Centros de Saúde para a resposta às situações de anafilaxia, promovendo uma abordagem diferenciada perante este algoritmo de atuação, nomeadamente no que concerne à vacinação nos Centros de Saúde e domiciliária.

Esta simulação de alta-fidelidade, que está a cargo dos formadores do CSCM, é um dos vários exemplos da aposta do SESARAM na formação e diferenciação dos seus profissionais.

A próxima sessão prática está agendada para o dia 21 de novembro e prevê a participação de 12 formandos, abrangendo um total de 254 participantes em 2019.