Madeira

Rum da Madeira aposta no mercado francês

None

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), em conjunto com quatro empresas do setor do Rum Agrícola da Madeira, marcam presença na feira ‘Rhum Fest Paris’, que se realiza entre hoje e segunda-feira (dias 13 e 15 de Abril), em Paris.

O ‘Rhum Fest Paris’ conta já com 5 edições e é considerado o maior festival de Rum da Europa. A edição de 2019 decorre no Parc Floral de Vincennes e reúne 50 expositores, sendo aguardada a presença de cerca de 5 mil visitantes (“Rum lovers”), 2500 profissionais e 150 jornalistas e bloguers. Neste evento decorrerão diversos seminários, masterclasses e provas dedicados ao Rum.

Uma vez que o Rum Agrícola da Madeira tem a Indicação Geográfica Protegida e sendo o único rum agrícola produzido em Portugal, “é de todo o interesse dar a conhecer o produto, nesta feira que, sendo realizada em França, país com estreita ligação ao Rum Agrícola, através das suas colónias (Martinica, etc) é um potencial mercado para os Runs da Madeira”, realça a Secretaria Regional da Agricultura.

Para além dos produtores presentes no evento, Engenho do Norte (J. Faria & Filhos), Engenho Novo da Madeira, Florentino Izildo Ferreira - O Reizinho e Sociedade dos Engenhos da Calheta, que irão dar a conhecer os seus produtos, o IVBAM, IP – RAM, no dia dedicado aos profissionais (15 de Abril), realizará um Masterclass sobre Rum Agrícola da Madeira, orientado por Peter Holland.

Além de escritor, Peter Holland é apresentador, formador e consultor para a indústria de Bebidas Espirituosas e venceu, em 2011, o Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year. Tem visitado a Madeira, nos últimos três anos, sendo já um profundo conhecedor do Rum Agrícola da Madeira e dos seus agentes económicos.

De referir que a participação nesta feira é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.