Madeira

Professores em plenário quarta-feira em frente ao Governo

None

Os docentes da Região marcaram para esta quarta-feira um plenário sindical, pelas 15 horas, em frente à Vice-Presidência do Governo Regional.

Os professores querem um regime específico de aposentação, explicou Francisco Oliveira, coordenador do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), após uma conferência de imprensa dos sindicalistas, esta manhã de terça-feira. Exigem também a “aprovação de medidas regionais que combatam o desgaste e o envelhecimento do corpo docente, nomeadamente a possibilidade de os docentes optarem pela isenção da componente lectiva e a redução da componente lectiva a partir dos 50 anos para os colegas do 1.º ciclo e da educação pré-escolar”.

Mais: lutam ainda pela “aplicação da lei da pré-reforma (publicada no dia 5 de Fevereiro passado) a todos os docentes com 55 ou mais anos que a desejem”.

Francisco Oliveira justifica que a iniciativa “é mais uma forma de alertar para o envelhecimento e o desgaste que afectam o corpo docente”. E acrescenta:”Trata-se de um problema central da educação no país e na Região que tem de ser olhado com atenção pelos nossos governantes sob pena de o seu agravamento, nos próximos anos, poder pôr em causa o futuro da educação. Na verdade, Portugal está a seguir um caminho que já foi trilhado por outros países que, hoje, padecem de uma falta comprometedora de professores. Quem já trabalhou 40 anos, quem já ajudou a formar milhares de cidadãos, quem já deu um contributo enorme para o avanço civilizacional do país e da região merece descansar”, rematou o coordenador.