Madeira

O que precisa saber sobre pombos urbanos

A Extermínio - Higiene e Controle aconselha-o(a) a não alimentar pombos em áreas públicas pois coloca em risco a saúde e o meio ambiente.

None Ver Galeria

Porque não devemos alimentar Pombos?

Nas cidades existem muitos pessoas que desenvolveram hábitos peculiares, como o de alimentar diariamente no mesmo local e hora centenas de pombos que vivem livremente nas praças e nas ruas das cidades, com sacos de milho, pão ou até restos de refeições. A disposição fácil de alimento leva a que estas aves deixem de desenvolver comportamentos inerentes à sua espécie, tal como a procura pela natureza de alimentos adequados à sua dieta, como grãos, frutos e insetos.

As aves têm uma função muito importante na natureza uma vez que eliminam nas fezes as sementes ingeridas e prontas para germinarem no solo. Ou seja, a oferta ou escassez de alimentos influencia na reprodução dos pombos, tal como no desenvolvimento de diversas espécies.

Assim, se houver falta de alimento, a população de pombos mantém-se em equilíbrio, facilitando o controlo dos animais dominantes da espécie Columba livia.

Problemas para a Saúde provocados pelos Pombos:

- Criptococose (fungo) causa meningite subaguda/crónica ou Histoplasmose (fungo) que provoca uma doença pulmonar, ambos os fungos podem ser contraídos ao inspirar poeira gerada pelos excrementos secos de pombos;

- Ornitose (fungo) pode causar doença pulmonar, vómito e diarreia, ao inspirar poeira gerada pelas fezes ou secreções de aves doentes;

- Salmonelose (bactéria) pode causar intoxicação alimentar através da ingestão de carne e ovos contaminados com fezes de animal ou alimentos indevidamente higienizados;

- Dermatites (ácaros) podem causar erupções e irritação na pele semelhante às picadas de insetos, transmitida pelo piolho de pombo;

- Alergias causadas por um ambiente contaminado com acumulação de fezes de pombos, tais como rinites e crises de bronquite.

Problemas ambientais provocados pelos Pombos:

- Além da contaminação do ambiente por fungos e bactérias, os excrementos dos pombos podem ainda provocar danos materiais, tais como a danificação de pinturas, superfícies metálicas, fachadas de monumentos, entre outros.

- Cada pombo produz cerca de 2,5 Kg de fezes por ano, podendo provocar o entupimento de caleiras, entre outros sistemas de drenagem pela acumulação de ninhos e fezes.

- Os pombos através das suas fezes realizam a conspurcação das roupas colocadas nos estendais e nos locais onde são alimentados, ocorre essencialmente a proliferação de ratos, mas também de baratas e moscas devido às sobras de alimentos que ficam no solo.

Hábitos dos Pombos:

Utilizam como abrigo as localizações mais elevadas, como torres de igrejas, forro de telhados, topos, beirais e edificações degradadas.

Escolhem os locais estrategicamente, de modo a que possam usá-los como abrigo e também como um ponto de observação da sua vizinhança e da fonte de alimento, que fica num raio de 200 metros em locais onde há abundância de alimento.

A Extermínio - Higiene e Controle, Lda. - propõe as seguintes soluções para o controlo de aves:

- Sistemas dissuasores de aves, reconhecidos a nível mundial a custos reduzidos;

- Realização gratuita de avaliação de risco no local e apresentação de plano de controlo;

- Consulta e assessoria em matéria de legislação;

- Medidas de controlo de pássaros através de sistemas anti pousio sob medida e com custo efetivo, soluções de prevenção de aves ou de repelência dos edifícios contra aves;

- Tranquilidade de que todas as atividades desenvolvidas, estão ao abrigo da legislação em vigor, privilegiando o controlo por ação de repelência.

Consigo em prol da saúde pública!

Para mais informações contato-nos através:

Telefone: 291 930 500

www.exterminio.pt