Nuno Mota nomeado director regional de Arquivo e Biblioteca da Madeira

23 Jan 2020 / 15:45 H.

Nuno Mota foi nomeado director regional da nova Direcção Regional de Arquivo e Biblioteca da Madeira, que resulta da alteração na orgânica da Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC).

Era, até agora, técnico superior de Arquivo na Direcção Serviços do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, liderada por Fátima Barros.

A nova Direcção Regional fica estruturada em seis direcções de serviços, sendo uma delas o Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira, a qual o Governo Regional da Madeira assume como unidade de investigação, sendo as outras: Aquisição e Gestão de Depósitos, Conservação e Restauro, Gestão e Tratamento de Arquivos, Gestão e Tratamento de Bibliotecas e Comunicação e Serviços de Acesso.

Nuno Mota nasceu em Luanda e licenciou-se em Portugal, em Sociologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Fez, posteriormente, um mestrado curricular em Sociologia e Economia Históricas, na mesma faculdade, e uma Pós-graduação em Ciências Documentais – variante Arquivo, na Universidade da Madeira.

Entra para o Arquivo Regional da Madeira em 2004.

Ao longo da vida profissional tem participado em projectos e coordenação de equipas, tem feito diversa formação complementar, e desenvolveu ainda actividade científica, materializada em diversas publicações e comunicações.

Desta forma, com a nova direcção regional, fica fortalecida a intervenção da Secretaria Regional liderada por Eduardo Jesus, que mantém a Direcção Regional da Cultura, onde estavam anteriormente integrados o Arquivo e a Biblioteca da Madeira, e a Direcção Regional do Turismo.

Recorde-se que na Direcção Regional da Cultura Teresa Brazão voltou a ser nomeada para o cargo que ocupava na anterior legislatura, assim como na Direcção Regional do Turismo, já foi nomeada Dorita Mendonça, que também transita do Governo anterior.