Madeira

Muitas nuvens, mas sem chuva

No continente há avisos de mau tempo devido ao vento e à chuva e simultaneamente risco de incêndio

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado no final do dia e vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de Norte, rodando para noroeste e tornando-se por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas para o final do dia resumem as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta quinta-feira no Arquipélago. No Funchal conte com períodos de céu muito nublado e vento fraco. Hoje a Madeira e o Porto Santo não vão além dos 22ºC de máxima, assim como a Ponta do Pargo e o Porto Moniz. Câmara de Lobos, Machico, São Vicente e Santa Cruz chegam aos 23ºC e a Ponta do Sol aos 24ºC, sendo o local mais quentes. O Caniçal e Santana ficam-se pelos 21ºC.

No mar, a temperatura também está entre os 21/22ºC. A Norte com ondas de Norte com 1 a 2 metros; a Sul com ondas de Sul com 1 metro.

A Madeira e o Porto Santo estão com índice muito elevado de exposição à radiação ultravioleta.

Hoje Viana do Castelo está sob aviso laranja e outros seis distritos a amarelo por causa do vento.

O distrito de Viana do Castelo vai estar sob aviso laranja entre as 12h00 e as 15h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo, devido à previsão de vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Além de Viana do Castelo, o IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real e Braga entre as 12h00 e as 18h00 de hoje devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 80 quilómetros por hora nas terras altas.

IPMA emitiu também um aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo devido à previsão de períodos de chuva forte entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu geralmente muito nublado, temporariamente encoberto entre o meio da manhã e o final da tarde.

Estão também previstos períodos de chuva no litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do final da manhã, podendo ser temporariamente moderada a forte durante a tarde, em especial no Minho, passando gradualmente a regime de aguaceiros.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte a partir da manhã, com rajadas até 80 quilómetros por hora, podendo atingir 95 quilómetros (km/hora) por no Minho, enfraquecendo no final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante oeste, sendo temporariamente forte com rajadas até 80 km/h durante a tarde, podendo atingir 95/100 km/h no Minho e Douro Litoral.

Apesar destas previsões, quinze concelhos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, são os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada a Cinta (Bragança), Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda e Sabugal (Guarda) e Penedono, Tabuaço e Tarouca (Viseu), Penamacor (Castelo Branco), Castro Marim, Tavira e São Brás de Alportel (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, com excepção de Viana do Castelo, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 04 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 14 (na Guarda) e os 23 (em Évora e Beja).