Madeira

Henrique Afonso chega à Colômbia após a “pior parte da viagem” até ao momento

None

Ondas muito grandes, vento muito forte e um problema num dos injectores do motor da ‘Sofia do Mar’ tornaram a ligação entre Aruba (Caraíbas) e Santa Marta (Colômbia) na pior travessia feita até ao momento por Henrique Afonso, o madeirense que está a dar a volta ao Mundo com 200 litros de Vinho Madeira para recriar a epopeia do ‘Vinho da Roda’.

“Foi uma viagem bastante dura, a pior até ao momento. A saída de Aruba foi um pouco fácil, mas depois de passar um cabo, que já não me recordo bem do nome, as ondas eram enormes, muito vento... E não foram noites fáceis porque havia muito ‘trânsito’. Eram muitos barcos à minha volta. Agora, à chegada, o vento chegava aos 40 nós e a ondulação aumentava cada vez mais. Mas bom, estou agora na Marina de Santa Marta e vou arranjar maneira de solucionar os problemas para sair daqui, ao que tudo indica, já na terça-feira, rumo a Cartagena [Colômbia]”, adiantou ao DIÁRIO, Henrique Afonso.

O ‘pirata’ já está assim em terra, depois de dois dias em viagem, tendo chegado hoje por volta das 12h30 locais (18h30 em Portugal) ao referido país sul-americano, onde curiosamente será a primeira vez que o madeirense irá pisar um destino não insular, isto porque até ao momento Henrique Afonso apenas tinha ancorado em arquipélagos, mais precisamente 11 (ilhas de Santa Cruz de Tenerife (Canárias), Sal, São Nicolau, Santiago, Fogo, Brava (Cabo Verde), Barbados, Santa Lúcia, Martinica, Curaçau e Aruba (Caraíbas). Esta é assim a sua 12.ª paragem antes de seguir para Cartagena, e depois Panamá, país onde o velejador espera atravessa o conhecido canal e entrar finalmente em águas por onde nunca antes navegou: o Oceano Pacífico.