Madeira

Governo vai continuar a apoiar instituições particulares

Garantia dada por Jorge Carvalho na celebração dos 90 anos da inauguração da Escola/Creche de Santa Clara

None

O Governo Regional vai continuar a apoiar as instituições particulares de solidariedade social. A garantia foi dada esta manhã pelo Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, à margem da celebração do 90º aniversário da inauguração da escola/creche de Santa Clara.

Na ocasião, o governante fez questão de salientar a importância de instituições como aquela na formação e alfabetização de várias gerações, ao longo de muitas décadas, e sobretudo numa época em que o ensino era privilégio de alguns. “Foi graças ao empenho e à dedicação destas instituições que foi possível a alfabetização de muitas pessoas”, recordou.

Nesse sentido, sublinhou que “obviamente, o Governo Regional continuará a apoiar estas instituições porque são relevantes, não só do ponto de vista histórico, mas acima de tudo porque representam um projecto alternativo em termos da formação das nossas crianças e jovens”, acrescentando que “nós [Governo Regional] entendemos que as famílias devem ter a opção na formação das suas crianças e educandos. E estas IPSS, muitas delas confessionais, assentam em princípios e valores que nós consideramos essenciais para a formação de uma sociedade que se quer capaz, solidária e acima de tudo, num processo com uma formação integral”.

Jorge Carvalho disse ainda que “a coexistência entre aquilo que é a oferta pública e a oferta destas instituições particulares é fundamental para mantermos um sistema educativo que mantém essa equidade e acima de tudo possibilita às famílias fazerem essa opção”.

Na cerimónia, em que esteve também presente D. Nuno Brás, bispo do Funchal, a irmã directora recordou o percurso histórico na Madeira das Franciscanas Missionárias da Maria e da obra social que desenvolvem, explicando que quando esta creche começou, frequentavam o espaço 60 crianças carenciadas. Agora são 207. Na iniciativa estiveram presentes algumas das alunas que estiveram no ano de criação desta creche, hoje senhoras com mais de 90 anos, e que fizeram questão de deixar o seu testemunho. Para assinalar o 90º aniversário, foi também inaugurada hoje uma exposição alusiva a estas 9 décadas de história.