Madeira

Governo investe 40 milhões para disponibilizar a água aos agricultores

None

“O Governo está a fazer tudo o que está ao seu alcance para disponibilizar a água necessária aos agricultores”. O compromisso foi assumido hoje pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, durante a visita à reparação de 22 km da Levada das Figueiras, em Machico.

Concretamente, o executivo regional está a “intervir na diminuição das perdas nas levadas, através da recuperação dos canais de rega”, um investimento na ordem dos 40 milhões de euros. Está ainda a “intervir nas redes degradadas dos municípios seus aderentes, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santana, Machico e Porto Santo”.

Como evidenciou Susana Prada, “as perdas de água, nestes cinco municípios, representam apenas 30% das perdas da Região, pelo que os restantes municípios, nomeadamente Funchal, Santa Cruz e Ponta do Sol, têm obrigatoriamente de fazer o mesmo, ou sejam recuperar as roturas nas redes para que a água não seja desperdiçada e chegue a todos, às casas e à rega”.

“O Governo Regional subsidia 3M€/ano a tarifa de rega para que os agricultores não sejam onerados com aumentos na sua factura”, acrescentou ainda a governante.