Madeira

Funchal recebe visita de projecto inter-regional de apoio à eficiência energética e energias renováveis

O encontro acontece entre hoje e amanhã e reúne parceiros da Madeira, Açores, Canárias, Chipre, Reunião, Grécia, Martinica e Guadalupe

FOTO Shutterstock
FOTO Shutterstock

A AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira organiza, entre hoje e manhã (dias 15 e 16 de Maio), no Funchal, no Sé Boutique Hotel, a segunda visita inter-regional do projecto RESOR ‘Apoiar a eficiência energética e as energias renováveis em ilhas Europeias e regiões ultraperiféricas’.

O projecto, co-financiado no âmbito do Programa Interreg Europe, decorre entre 2018 e 2022, e reúne parceiros da Madeira, Açores, Canárias, Chipre, Reunião, Grécia, Martinica e Guadalupe.

O objectivo é promover a implementação de soluções de eficiência energética e energias renováveis nos sectores secundário e terciário, em regiões insulares com grande dependência dos combustíveis fósseis, através da optimização da implementação dos fundos FEDER para a energia.

Assim, âmbito deste projecto, estão a ser identificadas, em cada região parceira, boas práticas de investimentos em eficiência energética e energias renováveis, quer em termos de concepção de medidas e regulamentos específicos dos Programas Operacionais, quer em termos de implementação, nomeadamente tipologia de projectos e requisitos de selecção de candidaturas a financiamento. Os parceiros irão seleccionar as boas práticas com potencial de replicação nas suas regiões, estando também previsto o estudo de soluções para os desafios comuns.

No contexto das boas práticas de implementação de fundos estruturais identificadas na Madeira, no dia 15 de Maio, decorre uma visita técnica ao Hotel Galomar, 100% auto-suficiente em energia, onde estão implementadas soluções de eficiência energética e tecnologias de energias renováveis cofinanciadas no âmbito do INOVAR 2020, bem como à Fábrica de Biomassa do Caniçal, que processa biomassa vegetal para utilização em caldeiras, em substituição de combustíveis fósseis, cujo investimento foi cofinanciado no âmbito do EMPREENDER 2020.

O Workshop Interregional que decorre no dia 16 de Maio no Sé Boutique Hotel, reúne os parceiros do projecto e os stakeholders da RAM, da Grécia, de Chipre e de Canárias, estando prevista a apresentação de boas práticas da Madeira, Açores, Canárias, Chipre, Grécia e Martinica, bem como a análise e selecção de boas práticas que possam ser replicadas na Madeira, Açores e Canárias.