Madeira

CDU alerta para problemas de escoamento de uva em Câmara de Lobos

A CDU esteve no Estreito de Câmara de Lobos para abordar os desafios que se colocam aos viticultores da localidade.
A CDU esteve no Estreito de Câmara de Lobos para abordar os desafios que se colocam aos viticultores da localidade.

O candidato à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Alexandre Fernandes, alertou para eventuais problemas de escoamento da casta Negra Mole (qualidade de uva que predominante, destinada à produção de Vinho Madeira), num verão em que o tempo particularmente quente fez com que a época das vindimas tivesse início mais cedo em toda a Região. A situação coloca desafios aos produtores, em especial na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos (o local da Região onde se produz cerca de metade da totalidade da uva utilizada na produção do Vinho Madeira) .

“Infelizmente, e da parte do Município de Câmara de Lobos, apesar da existência no seu executivo do pelouro da agricultura, nada tem feito para que se inicie um processo de reconversão das vinhas a sério”, acusou Alexandre Fernandes. “Que garantias de escoamento existirão para a casta Negra Mole se a produção das mesma ultrapassar valores que as adegas e o próprio Instituto do Vinho têm previsto receber este ano? É que porque os produtores fizeram investimentos avultados e aguardam por esta época para obterem retorno”, questionou.

O candidato da CDU acrescentou que, apesar do sector agrícola ser da responsabilidade do Governo Regional, “a Câmara Municipal, que é poder local, poderia ter feito a divulgação do programa comunitário Vitis junto dos viticultores, programa esse destinado especificamente à área de requalificação e reconversão dos vinhedos”.

“Não pode a Câmara Municipal propagandear o Estreito de Câmara de Lobos como o maior lagar de Vinho Madeira na região (que é, de facto), descurando o apoio e a orientação aos viticultores”, rematou.