Madeira

Catedral madeirense está vulnerável

Manchete desta edição aponta a um problema que recupera o que aconteceu na catedral de Notre Dame

None

Prestes a iniciar-se a recuperação do texto da Sé Catedral do Funchal, a manchete de hoje analisa um problema ‘eterno’. Catedral Vulnerável é o título da manchete que, em letras menores explica que “o cónego da Sé do Funchal admite que o principal templo religioso da Madeira, que pegou lume durante um ataque de corsários em 1566, precisa de um sistema de detecção de incêndios”.

Para piorar o cenário preocupante frisamos que “o monumento nacional não está coberto por seguros e os extintores estão escondidos”. O tema que liga com o que ocorreu na semana passada na catedral de Notre Dame de Paris e com a Páscoa, onde se celebram as principais cerimónias desta quadra, lembra que D. Nuno Brás, bispo que gosta de estar no meio do povo, completa hoje 64 dias à frente da Diocese. “Não tenho intenções de ficar fechado na Casa Episcopal”, frisa. A ler tudo nas páginas 10 a 12.

Tema que marcou a semana desde quarta-feira teve ontem um desfecho desejado pelos envolvidos, o regresso a casa de parte dos turistas alemães apanhados na tragédia do Caniço. O mais avançado hospital com asas é o título para resumir o que a Alemanha fez, ao enviar “o mais importante meio aéreo da cadeia de resgate de doentes graves e traumatizados para transferir para Colónia 12 feridos internados no Hospital do Funchal. A evacuação médica durou 2 horas” resumimos o trabalho publicado nas páginas 2 e 3.

Final feliz teve ontem o maior nome do desporto madeirense, português e europeu e mundial. Cristiano Ronaldo soma novo recorde anunciamos. No texto, frisa-se que o “madeirense é o primeiro a sagrar-se campeão nos três países líderes do ranking da UEFA”. A ler na página 18.

Duas outras notícias encerram as chamadas de primeira página. Camacha ganha hotel de 3 milhões A Saber nas páginas 8 e 9 e Mariza, Calema e Anjos no Porto Moniz é tema A Fazer nas páginas 36 e 37.

Isto e muito mais para ler no seu DIÁRIO de sempre nos meios em papel nas bancas e na sua casa, se for assinante ou nos meios digitais na nossa plataforma online ou na aplicação para meios móveis.

Boa leitura e bom domingo de Páscoa.