Madeira

Autarquia delega organização das marchas de S. João no Porto Santo

None

Os moldes para organização das marchas populares de S. João, no Porto Santo, vão mudar este ano.

A Câmara Municipal porto-santense, que habitualmente organiza as festividades, decidiu delegar essa função, chamando as associações e clubes para organizarem as marchas das festas do Concelho de 2019, cujo tema é ‘A Reserva da Biosfera’.

“Sabemos que todas associações envolvidas têm, feito até agora um bom trabalho na preparação das marchas de 2019, e tenho a certeza que as nossas marchas não vão de maneira nenhuma, sofrer alguma alteração, e se calhar, até vão ganhar mais dinamismo, alegria... Sobretudo vai ser diferente”, afirmou o presidente da edilidade, Idalino Vasconcelos.

“Da nossa parte, mas também de toda vereação vão ter todo o apoio, porque as marchas são um ex-libris das festas de S João”, acrescentou o autarca.

Com efeito, a autarquia irá, através de um protocolo celebrado com as ditas associações, atribuir um valor monetário para ajudar na realização das marchas.

Entre as associações e clubes que aceitaram este desafio, contam-se: os Motards do Porto Santo, o Clube Naval do Porto Santo, o Basquete Clube do Porto Santo, o Ginásio Clube do Porto Santo e a Associação de Produtores do Porto Santo.

Ana Lourenço, do Clube naval do Porto Santo, mostrou-se satisfeita com o novo desafio. “Para alem de envolver as instituições na organização das festas do concelho, é também, muito gratificante, é bom, saber que temos os sócios do clube e os pais das crianças a colaborarem connosco e a colaborarem com as tradições da ilha”, vincou.

As festas de S. João têm lugar no mês de Junho, entre os dias 20 a 24 de Junho, no Porto Santo.